quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A CORRUPÇÃO E A EUROPA
(DR)

NÚMEROS E ESTATÍSTICAS

Acabam de ser reveladas as mais recentes estatísticas sobre a corrupção na União Europeia (UE). De acordo com o Eurobarómetro, três em cada quatro cidadãos europeus, ou seja 73%, acreditam que o fenómeno está presente nas instituições oficiais da UE. O valor sobe um pouco mais quando se fala a nível nacional: 79% julgam os serviços dos Estados-Membros como corruptos.
Mas os números não se ficam por aqui. Quase metade das pessoas inquiridas acredita que a situação ficou pior nos últimos três anos, sendo opinião da maioria (70%) que a corrupção é inevitável, sempre existiu e sempre existirá.
São resultados que surpreendem a Comissão Europeia (CE) que, nos últimos anos, se tem empenhado no desenvolvimento de um elaborado programa de transparência na UE. Os esforços foram, inclusive, intensificados em junho com o estabelecimento de um plano anticorrupção com objetivos elevados.
“A corrupção só pode ser combatida com êxito se houver vontade e empenho por parte dos líderes e dos órgãos de decisão a todos os níveis”, afirmou Cecilia Malmström, comissária europeia dos Assuntos Internos. “Constato com pesar que os resultados práticos da luta contra a corrupção na União Europeia continuam a ser insatisfatórios. Quantas vezes é preciso repetir que é urgente agir?”

A EUROPA E O MUNDO

De acordo com o relatório anual da organização Transparência Internacional, acerca da percepção da corrupção no mundo inteiro, em 2011, os Estados Membros da UE nem ficaram assim tão mal cotados. O documento avalia, numa escala de um a dez, o quanto os países são vistos como corruptos, sendo o zero atribuído quando a corrupção impera e dez onde existe o nível máximo de transparência.
A lista é liderada pela Nova Zelândia, com 9.5 valores. No fundo encontram-se, lado a lado, a Coreia do Norte e a Somália, ambos com apenas 1 ponto. A UE tem três países logo nos cinco primeiros postos. A Dinamarca e a Finlândia, que ocupam respetivamente o segundo e terceiro lugares, os dois com 9.4, seguidos de perto pela Suécia, com 9.3. Só dez Estados Membros têm menos de 5 valores, sendo o mais mal cotado a Roménia, com 3.3, seguindo-se logo a Grécia com 3.4.

CORRUPÇÃO À PORTUGUESA

Portugal ocupa a posição 32, na lista de 182 países – foi avaliado com 6.1 valores, atrás da Espanha, que tem 6.2, e à frente da Eslovénia, que tem 5.9.
Voltando aos resultados do Eurobarómetro, 68% dos portugueses acredita que a corrupção tem piorado ao longo dos últimos três anos e quase todos os inquiridos acreditam que o fenómeno é um dos maiores problemas do país. 

Marta Velho

Sem comentários:

Enviar um comentário