quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

BILHETES DE BAIXO CUSTO FAZEM PARTE DA ESTRATÉGIA DE GUIMARÃES 2012

A Capital Europeia da Cultura (CEC) adapta-se aos tempos difíceis com um preço máximo de 10 euros por bilhete

A cidade de Guimarães é, este ano, a par de Maribor, na Eslovénia, Capital Europeia da Cultura. Sob o lema “Tu Fazes Parte”, a programação cultural de Guimarães 2012 apela à participação dos cidadãos. E estes têm respondido em massa ao apelo, enchendo sobretudo as ruas, as casas e os locais públicos, em iniciativas de cariz popular. Milhares assistiram ao espetáculo de abertura, no recentemente renovado Largo do Toural, e quase uma centena de concertos gratuitos, espalhados por várias casas particulares do centro histórico vimaranense, atraíram habitantes locais e turistas na primeira semana do evento, que se pretende inclusivo.
O espetáculo de abertura (DR)
Dentro deste entendimento, a Fundação Cidade de Guimarães criou o Cartão Guimarães 2012 que garante um desconto de 50 por cento nos espetáculos da Capital Europeia da Cultura, e propõe uma bilheteira inclusiva com bilhetes que não ascenderão os 10 euros.
O programa também tem em conta os limites orçamentais impostos pelo clima de crise económica, e aposta sobretudo na prata da casa, com as residências e associações locais a servirem de palco a vários espetáculos. A verba disponível para a programação era de 25 milhões de euros (o orçamento global supera os 111 milhões, 70 dos quais destinados a infraestruturas), mas os cortes na contrapartida nacional reduziram-na para cerca de 21 milhões.
Assim sendo, uma das novidades de última hora anunciadas pela organização da CEC – e que não consta da agenda de programação – é o concerto gratuito do guitarrista americano Pat Metheny, no dia 21 de julho. Destaque ainda para o espetáculo “City Maquette”, da coreógrafa francesa Mathilde Monnier que, nos dias 16 e 17 de maio, vai contar a história de Guimarães através da participação dos próprios vimaranenses. Dois dias depois, a cidade exibe o trabalho do aclamado Emerson String Quartet que, com mais de 30 anos de carreira e nove grammys pelo melhor álbum de repertório clássico, se transformou numa presença incontornável no universo dos agrupamentos musicais.

SALÁRIOS ESCANDALOSOS E FALTA DE ENVOLVIMENTO DE TERRAS VIZINHAS GERAM POLÉMICA

O primeiro traço da Capital Europeia da Cultura, Guimarães 2012, foi desenhado há 6 anos atrás com Isabel Pires de Lima, à data ministra da Cultura, a declarar que a cidade reunia "todas as características para acolher um evento como a Capital Europeia da Cultura”, que no ano passado conheceu linhas marcadas pelo desentendimento entre a autarquia e a Fundação Cidade de Guimarães. Em cima da mesa estava a questão dos salários do Conselho de Administração, considerados “escandalosos”. Os salários sofreram uma redução de 30 por cento, mas continuam até hoje a ser alvo de polémica, uma questão "folclórica" para o autarca António Magalhães que, entretanto, anunciou a antecipação do fim da Fundação de 2015 para 2013.
Assim, a demissão da presidente da Fundação, Cristina Azevedo, em julho de 2011, foi o culminar do processo de deterioração da relação entre a instituição e a Câmara de Guimarães. João Bonifácio Serra, até então vice-presidente, foi então nomeado presidente da Fundação Cidade de Guimarães.
Além desta situação, a dez dias do início oficial do evento, os municípios vizinhos sentiam-se à margem do projeto. A Fundação Cidade de Guimarães admite que na programação do primeiro semestre não os levou em conta e promete emendar a situação.

Susana Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário